A prata, ou Argento, é um metal precioso conhecido por sua alta condutibilidade elétrica e seu brilho característico, que é particularmente evidente quando recém-minerada ou após receber polimento.
No entanto, ao ser exposta a elementos como ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre, a prata desenvolve uma película de sulfeto de prata. Assim como o ouro, a prata é muito macia para ser usada em acessórios de forma pura, por isso são utilizadas ligas como “950” e “925”. Mas vamos agora explorar um pouco sobre o banho de prata…
O banho de prata segue um processo similar ao do banho de ródio ou ouro, mas utiliza-se o metal precioso prata. Consiste em mergulhar as peças em tanques com soluções químicas para limpeza, nivelamento e deposição de camadas de metais.
Geralmente, o banho de prata é mais comum em peças de custo mais acessível, já que a prata tem um custo de aquisição menor e uma durabilidade ligeiramente inferior ao ródio.
É possível aplicar diversas camadas no banho de prata, sendo que quanto mais camadas, maior a durabilidade e proteção da peça. Para garantir uma boa durabilidade, é importante seguir as dicas padrão para qualquer semijoia.
Dicas de Limpeza
E falando em dicas, uma das mais importantes é evitar tomar banho com suas peças, seja de chuveiro, mar ou piscina. Isso vale para qualquer semijoia, de qualquer marca e com qualquer banho. É uma recomendação geral e fundamental!
Quanto à limpeza das suas peças banhadas a prata, basta lavá-las com água morna e sabão neutro. Use uma escova macia para esfregar delicadamente e enxágue bem em água corrente para remover todo o sabão antes de secar.
Fique ligado nas nossas redes sociais para mais dicas e informações úteis!
Para mais conteúdos como este, clique aqui!